sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Natal e os presentes

Quando eu e o Leo decidimos apertar o cinto para economizar grana pro sabático, uma das primeiras vítimas foram os presente de Natal. Afinal, tanto nós quanto nossos familiares temos tudo de que precisamos.

(E vamos falar a verdade: sempre acertam quando te dão presentes? Não necessariamente, né. E trocar leva tempo, paciência e às vezes mais dinheiro, quando você só gosta de objetos mais caros que o original.)

No começo o povo achou meio esquisito. Hoje já se acostumaram. Presentes, a gente só dá para crianças, que de fato não têm como comprar livros e brinquedos e ficam bem felizes. Minha irmã mais velha, este ano, nos liberou até de presentear os filhos dela: diz que eles já têm (e ganham) coisa demais (e ela tem razão).

Difícil foi lidar com a tia que faz questão de dar lembrancinhas pra todo mundo. Sim, fiquei com dor na consciência de não retribuir. Mas, depois de alguns Natais, concluí que o ato traz grande alegria para ela mesma, e que não devo (nem posso!) impedi-la de fazer o que a deixa contente. Então, ela quer me presentear? Tudo bem. Eu não quero presentear ninguém? Tudo bem também.

(A pá de cal foi a vez que ela me deu um mimoso marca-livros. Eu já não tinha livros de papel há anos. Pronto, a dor na consciência evaporou.)

Com a família do Leo, a gente participa de um amigo oculto tranquilo cujo teto de valor é baixo e cujos presentes podem ser tomados pelo sorteado seguinte. É muito divertido. Já na minha família o amigo oculto é levado à sério e se espera que as pessoas dêem (e recebam) presentes "bons". Então a gente prefere ficar de fora.

Em suma, damos pouquíssimos presentes e praticamente não recebemos (se bem que às vezes minha mãe se empolga e nos dá presentes, sim, mesmo com todas as combinações). Deixamos de gastar dinheiro, mas acho que o mais legal não é nem isso. O mais legal é não precisar investir tempo, dinheiro e paciência na aquisição de presentes burocráticos, que são trocados só por obrigação (e lembrem-se que não é só comprar. Tem de embrulhar também). O mais legal é usar isso tudo em eventos, em encontros, em comida. E bebida.

(Às vezes também nos empolgamos e compramos presentes que achamos a cara da pessoa. E aí damos sem esperar nada em troca.)

O interessante é que, quando extinguimos a troca de presente, uma das razões foi porque de fato queríamos economizar (a outra é porque estávamos simplificando nossas vidas). Hoje estamos de volta e não precisamos mais. Mas estamos mantendo a simplicidade. Gostamos tanto que não queremos voltar atrás.

4 comentários:

  1. Já teve Natal que eu comprei presentes e lembracinhas para família toda (foi o do meu primeiro ano ganhando salário), no do ano passado eu dei presente para meus pais e minha irmã. Esse ano minha irmã e eu já combinamos que não vamos trocar presentes, então só presentearei meus pais mesmo, perguntei o que eles estão precisando e comprei de acordo :) Em 30 minutos de compras consegui achar e, pronto, Natal sem precisar enfrentar shopping lotado e sem gastar mais do que eu deveria.

    2016 será um ano de total economia, pois vou juntar o máximo de dinheiro possível para realizar meu intercâmbio, e nada melhor do que já começar a redução ainda em 2015.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha esquecido dos shoppings lotados, essa visão do inferno, rs! Bem lembrado, Rê!

    Não consigo pensar em melhor razão para economizar do que a sua. Duas coisas que eu adoro: viajar e aprender!

    ResponderExcluir
  3. Esse foi meu primeiro Natal sem presentes e foi um alívio! Não fui ao shopping e a fatura do meu cartão tá linda. Consegui convencer meu marido, meus pais e irmã a entrar na história. Só não aceitaram deixar as crianças sem presente...heheheh. Mas elas realmente ficam muito felizes e o presente não precisa ser caro. Feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  4. Esse foi meu primeiro Natal sem presentes e foi um alívio! Não fui ao shopping e a fatura do meu cartão tá linda. Consegui convencer meu marido, meus pais e irmã a entrar na história. Só não aceitaram deixar as crianças sem presente...heheheh. Mas elas realmente ficam muito felizes e o presente não precisa ser caro. Feliz ano novo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...