domingo, 22 de outubro de 2017

Jornada de 6 horas

Pensando seriamente em aderir a esse programa aí de redução de jornada e passar de 8 horas de trabalho para 6. O salário diminui proporcionalmente, mas eu ganharia 3 horas a mais de vida (2 horas de expediente + 1 hora de almoço). 

O problema é que desconfio que eu não saberia muito bem o que fazer com essas 3 horas a  mais de vida. No novo emprego, começo a trabalhar às 9 e sair às 18, em vez de 8 às 17. Achei que acordaria no horário de sempre e desenvolveria altas atividades de 7 às 8, mas na verdade apenas durmo alegremente mais uma hora. 

Então o provável é que, se rolar, vou usar essas 3 horas para dormir mais e ler mais (se é que isso é humanamente possível). O ruim é que sou chatonilda e prevejo que vou achar que estou desperdiçando meu tempo e que devia estar fazendo algo útil e produtivo. 

Como trabalhar mais 2 horas todo dia. 

5 comentários:

  1. Nossa, meu sonho seria poder reduzir minha jornada de trabalho. Também trabalho 8 horas, mas com 1h30 de almoço, o que me consome 9,5 horas por dia (de 7h30 às 17h00), mais deslocamento. Chego em casa sempre cansada, e até atividades que deveriam ser prazerosas (levar cachorro pra passear, preparar o jantar) se tornam obrigaçoes cansativas.
    Se eu pudesse, reduziria pra 4 horas somente, recebendo a metade do salário mesmo, e seria mais feliz. Como vc, não acho que eu faria várias coisas muito produtivas com meu tempo livre não (cursos, estudos ou projetos que mudariam o mundo): eu somente descansaria mais, aproveitaria o ócio (não lembro quando foi a última vez que me senti entediada - provavelmente foi aos 13 ou 14 anos, porque depois começou o ritmo de estudar pra vestibular, sempre ter coisas a fazer e nunca mais parou) e assim voltaria a ter prazer em coisas que hoje faço como mais uma obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Como disse a colega aqui de cima, "Se eu pudesse, reduziria pra 4 horas somente, recebendo a metade do salário mesmo, e seria mais feliz.". E olha que eu sou 6h e ganho pouco, ou seja, diminuindo dinheiros, eu ficaria lá pelo salário mínimo. Mas a qualidade de vida, gente, a qualidade de vida... Eu teria mais tempo pra estudar, pra sair (o que é isso?), cuidar da casa... Eu encaixei meu horário de trabalho que ao menos horas de sono decentes eu teria, mas falta tempo pra encaixar estudos.

    ResponderExcluir
  3. Jornada de 6h é vida!! Sonhando com as 4h também...aguardando novos concursos por aqui, pois reduzir salario seria complicado atualmente!

    ResponderExcluir
  4. Só não entendi qual é o problema de usar o tempo livre para dormir mais, tem coisa mais produtiva que isso?

    ResponderExcluir
  5. Querida Lud,
    eu acho que você não irá se arrepender se mudar, mas teria de controlar mesmo era essa coisa que temos de achar que temos de aproveitar ao máximo todo o tempo, cada segundo. Eu sou dessas também. Se estou com tempo livre e resolvo deitar no meio da tarde, por exemplo, depois fico me sentindo a pessoa mais folgada do mundo. Aliás, que mundo louco este que vivemos. Meus avós, que sempre trabalharam duro pra caramba, tinham tempo para um cochilo depois do almoço. E ninguém nunca achou que eles faziam pouco. Por sorte, nem eles, nem ninguém.
    Boa sorte na sua decisão.
    Beijo
    Rafa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...