quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Marcas e grifes

Quando eu era adolescente e estudava em um colégio de pessoas riquinhas, era muito importante ter a mochila e o tênis de uma marca determinada (era Company, se os curiosos fizerem questão de saber). Fiquei feliz da vida quando finalmente ganhei uma mochilinha igual à de todo mundo.

Confesso que já ambicionei ter uma bolsa Chanel. Pesquisei seriamente, escolhi o modelo, a cor e o material (2.55, preta, de couro de cordeiro). Aí me dei conta que minha vida não comportava uma bolsa Chanel. (O que foi uma sábia decisão, por causa do Efeito Diderot: uma aquisição muito acima do nível de consumo habitual pode deixar a pessoa insatisfeita com tudo que ela já tem - e querendo substituir esse tudo por versões muito mais caras e sofisticadas. Resultado: frustração + gastos exagerados e desnecessários. Melhor não.)

Ou seja, já achei grifes e marcas muito importantes, sim. Mas deixei de achar. Primeiro porque passei por algumas experiências decepcionantes com itens que custaram caro mas deixaram a desejar. Segundo porque não preciso ficando mostrando para os outros o meu poder econômico (aí economizo e tenho mais poder econômico!). Então evito. Até por não querer fazer propaganda gratuita pros outros.  

11 comentários:

  1. Oi, Lud!
    Ninguém está livre, né? :)
    Uma vez, ao entrar numa loja que vende camisetas caríssimas pelo simples fato de estar escrito nelas o nome da marca, cheguei também à conclusão de que não iria pagar tão caro para fazer propaganda gratuita de graça daquela marca. Naquele momento, me senti livre.
    Beijo
    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que vi que escrevi gratuita de graça... Não reler o que se escreve nunca sai barato, né? :)

      Excluir
  2. Também tive minha mochila Company (a minha era rosa), e também não dou a mínima pra marcas hoje em dia. Pelo contrário, tendo a achar que pessoas que só usam itens de marcas caras têm algum problema de auto-afirmação (ok, isso é um tipo de preconceito, mas eu penso assim).
    Hoje em dia evito algumas lojas por motivos específicos: Trabalho escravo, qualidade ruim, preços que não condizem com a qualidade das peças, etc... Fora essas lojas que evito, compro em qualquer outra.

    Mas para alguns itens específicos, tenho marcas preferidas. Mas não por representarem algum "status" social, e sim porque pude perceber que o custo x qualidade é maravilhoso!! Bolsa é um desses itens. Amo a Uncle K (e faço propaganda de graça sim). As bolsas são lindas, e são ótimas!!! Tão ótimas, que só comprei UMA pra mim, há 10 anos atrás, e uso até hoje... Hahaha
    Mas já comprei outras, pra dar de presente: Pra minha mãe, minha irmã, minha comadre, minha prima, e algumas outras pessoas. E todo mundo sempre amou!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e esqueci de comentar: Os preços não são caríssimos. Muito aceitáveis e até mesmo baratos para a qualidade do material.

      Excluir
    2. Uai, uma bolsa que dura 10 anos muito me interessa. Ainda mais com preços aceitáveis! Independentemente da marca (até porque dei uma olhada e eles não têm logos gigantes nem nada do gênero).

      Excluir
    3. Oi, meninas, me metendo na conversa. Sim, os produtos da UK são muito bons. Tenho uma carteira que já tem certamente 7 anos. Acho que é mais, mas não consigo lembrar de jeito nenhum quando comprei. Às vezes, nunca olhada rápida, as bolsas não parecem tão baratas, mas considerando o quanto vão durar, vale o investimento.
      Beijos.

      Excluir
    4. Olha, está parecendo que vale a pena. Vou dar uma olhada, sim... no próximo período de promoções, rs.

      Excluir
    5. A minha é de um material tipo lona, com as alças de nylon. Não é impermeável, mas se pegar chuva protege bem o que tem dentro. Dá pra lavar e não mancha nem danifica o material...
      Ela é preta, tamanho médio. Tem uma alça grande ajustável, que pode ser usada tanto na lateral, quanto cruzada na frente do corpo. E dá pra trocar a alça por uma outra bem pequenininha, que fica na lateral do corpo também, quase colada na axila...
      Amo essa bolsa!! (deu pra notar, né? rsrsrsrs)
      Dá uma olhada sim, dificilmente vai se arrepender!

      Excluir
  3. É EXATAMENTE desse jeito que eu quero, Anne! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...